SOCIEDADE DE CONSUMO OU IDEOLOGIA DO CONSUMO:
um embate
Mots-clés :
PRODUÇÃO CAPITALISTA, CONSUMO, IDEOLOGIA, INIQÜIDADE, MEIO AMBIENTERésumé
A proposta desse trabalho é demonstrar que a sociedade contemporânea é menos uma sociedade de consumo e mais uma sociedade ideologizada pelo consumo. Além disso, visa discutir os rebatimentos que os atuais padrões de produção e consumo trazem para o meio ambiente. Numa perspectiva marxiana e marxista trata do processo de produção capitalista, entendendo-o como um processo único, com fases distintas – produção, distribuição, circulação e consumo – que se pressupõe, se entrelaçam e são mutuamente determinantes. Num segundo momento, aborda a produção da mercadoria na sociedade capitalista, discutindo como o capitalismo através de suas “artimanhas”: a estética da mercadoria, a obsolescência planejada e a inovação estética – sucumbe o valor de uso das mercadorias ao valor de troca, contribuindo assim na construção da ideologização do consumo na sociedade contemporânea. Para finalizar, discute os impactos sociais e ambientais que os atuais padrões de produção e consumo vêm trazendo para o meio ambiente.