A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NO SISTEMA ELEITORAL, SISTEMAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.

Auteurs-es

  • Hugo de Oliveira Dede
  • Scarlet Pires Thome da Motta Ribeiro Santos
  • Ulisses Neto Ferreira
  • Lais Lacerda Braga

Mots-clés :

CORRUPÇÃO, FINANCIAMENTO DE CAMPANHA PRIVADO

Résumé

Este trabalho objetiva demonstrar a significativa influência que o poder econômico privado exerce sobre o sistema eleitoral e político brasileiro. Por meio do uso das doações privadas de campanha, que promovem uma disputa desigual entre os pleitos de eleição, geram dívidas de interesses entre os candidatos eleitos e as empresas financiadoras e corrupção, na forma de troca de favores e caixa dois. Além disso, o artigo visa demonstrar a eficácia do financiamento público, particular, e do controle de gastos nas eleições, como formas de promover uma campanha mais equitativa e ética. Para tal exposição, serão usados os teóricos Karl Marx, os trabalhos de promoção de ética e combate à corrupção do Instituto Ethos, e da Transparency International, o artigo de Leandro Dias (formado em história pela UFF), bem como os comentários do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Sérgio Fisher, em suma.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-13

Comment citer

Dede, H. de O., Santos, S. P. T. da M. R., Ferreira, U. N., & Braga, L. L. (2019). A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NO SISTEMA ELEITORAL, SISTEMAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 6(1), 11. Consulté à l’adresse https://jefvj.emnuvens.com.br/jefvj/article/view/425