A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NO SISTEMA ELEITORAL, SISTEMAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.
Parole chiave:
CORRUPÇÃO, FINANCIAMENTO DE CAMPANHA PRIVADOAbstract
Este trabalho objetiva demonstrar a significativa influência que o poder econômico privado exerce sobre o sistema eleitoral e político brasileiro. Por meio do uso das doações privadas de campanha, que promovem uma disputa desigual entre os pleitos de eleição, geram dívidas de interesses entre os candidatos eleitos e as empresas financiadoras e corrupção, na forma de troca de favores e caixa dois. Além disso, o artigo visa demonstrar a eficácia do financiamento público, particular, e do controle de gastos nas eleições, como formas de promover uma campanha mais equitativa e ética. Para tal exposição, serão usados os teóricos Karl Marx, os trabalhos de promoção de ética e combate à corrupção do Instituto Ethos, e da Transparency International, o artigo de Leandro Dias (formado em história pela UFF), bem como os comentários do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Sérgio Fisher, em suma.