ORIENTAÇÃO DE MARKETING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE
Mots-clés :
ORIENTAÇÃO DE MARKETING, MARKETING EDUCACIONAL, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORRésumé
Diversas orientações de mercado podem ser utilizadas na confecção do projeto pedagógico de uma Instituição educacional: orientação de produção, produto,
vendas e marketing. As instituições voltadas para a produção preocupam-se em formar profissionais técnicos em grande quantidade. Aquelas voltadas para o
produto ocupam-se em formar alunos com os mais elevados níveis educacionais, investindo em valor para o aluno, sem considerar se o produto obtido apresenta valor para o mercado. As que se orientam para vendas procuram atrair o maior número de alunos possível, não pela sua qualidade de ensino, mas por atrativos circunstanciais. Finalmente, as instituições orientadas para marketing oferecem uma formação acadêmica adequada às demandas do mercado. Acredita-se que a orientação de marketing pode contribuir para o desenvolvimento de um projeto pedagógico que reflita os interesses da sociedade e da Instituição. E, com isso, possibilita, além de reconhecimento, sustentabilidade e perpetuação da Instituição, a formação de profissionais cidadãos.