As mazelas do sistema prisional e a relação direta com o massacre do Carandiru

Auteurs-es

  • Lethícia Maria Freitas Cirilo Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Lorena Monteiro Cagnin Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Lorenna Leslye Victorino Braga Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Júlia Albergaria de Lima Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Rafaella Dias Gomes David Faculdades Integradas Vianna Júnior

Mots-clés :

PALAVRAS-CHAVE: MASSACRE DO CARANDIRU. MAZELAS DO SISTEMA PRISIONAL. DESAMPARO ESTATAL. DESIGUALDADE JUDICIÁRIA. INJUSTIÇA. PROFISSIONALISMO CRIMINAL.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo associar o descaso do Estado com o Sistema Carcerário Brasileiro à tragédia ocorrida no Massacre do Carandiru, expondo a negligência advinda do ato e o reflexo da impunidade diante da sociedade atual e as consequências provenientes do fato. Outrossim, a fim de discorrer sobre o tema apresentado e suas individualidades, a metodologia utilizada fora de cunho bibliográfico e documental. Pode-se inferir, que ainda há diversas considerações sobre o Massacre do Carandiru, mesmo que em âmbito penal, já tenha prescrito, isso porque elucida uma temática recente e que deve ser modificada conforme os direitos fundamentais. Por fim, verifica-se que o sistema prisional brasileiro, o qual está representado por suas mazelas que perduram há séculos foram responsáveis por desencadear a tragédia do Massacre do Carandiru, que após 30 anos continuam refletindo na realidade social.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Júlia Albergaria de Lima, Faculdades Integradas Vianna Júnior

Ps: A aluna não faz mais parte da Instituição 

Téléchargements

Publié-e

2023-10-16

Comment citer

Freitas Cirilo, L. M. ., Monteiro Cagnin, L. ., Victorino Braga , L. L. ., Albergaria de Lima, J. ., & Dias Gomes David, R. . (2023). As mazelas do sistema prisional e a relação direta com o massacre do Carandiru. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 15(1), 26. Consulté à l’adresse https://jefvj.emnuvens.com.br/jefvj/article/view/910