POSICIONAMENTO DOS ATORES-CHAVE NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO DE VALOR –
UM ESTUDO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SUCO DE LARANJA
Keywords:
LARANJA, COCRIAÇÃO DE VALOR, ESTRATÉGIA, INDÚSTRIA DE SUCO DE LARANJA, COORDENAÇÃO RELACIONALAbstract
A revisão dos eventos históricos da citricultura brasileira, notadamente aquela situada em São Paulo, aponta clara tendência a embates entre seus dois principais players: produtores de laranja e indústria de suco. Considerando-se o posicionamento destes atores em uma rede estratégica e de relacionamento, seria natural que eles cocriassem valor, mas isso não tem sido ajudado pelo clima de confronto que teima em perdurar neste segmento produtivo, o maior do mundo em sua especialização. O presente artigo se propõe a resgatar, de forma resumida, os principais acontecimentos que marcaram – e que continuam a marcar – este relacionamento. Em seguida, apresenta os pontos principais da Teoria da Cocriação de Valor, e finaliza apontando o status da usufruição de oportunidades de criação conjunta de valor no segmento, à luz dessa teoria.