POSICIONAMENTO DOS ATORES-CHAVE NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO DE VALOR –

UM ESTUDO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SUCO DE LARANJA

Autores

  • Irene Raguenet Troccoli
  • Joyce Gonçalves Altaf
  • Márcio Moutinho Abdalla

Palavras-chave:

LARANJA, COCRIAÇÃO DE VALOR, ESTRATÉGIA, INDÚSTRIA DE SUCO DE LARANJA, COORDENAÇÃO RELACIONAL

Resumo

A revisão dos eventos históricos da citricultura brasileira, notadamente aquela situada em São Paulo, aponta clara tendência a embates entre seus dois principais players: produtores de laranja e indústria de suco. Considerando-se o posicionamento destes atores em uma rede estratégica e de relacionamento, seria natural que eles cocriassem valor, mas isso não tem sido ajudado pelo clima de confronto que teima em perdurar neste segmento produtivo, o maior do mundo em sua especialização. O presente artigo se propõe a resgatar, de forma resumida, os principais acontecimentos que marcaram – e que continuam a marcar – este relacionamento. Em seguida, apresenta os pontos principais da Teoria da Cocriação de Valor, e finaliza apontando o status da usufruição de oportunidades de criação conjunta de valor no segmento, à luz dessa teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-14

Como Citar

Troccoli, I. R., Altaf, J. G., & Abdalla, M. M. (2019). POSICIONAMENTO DOS ATORES-CHAVE NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO DE VALOR –: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SUCO DE LARANJA. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 3(1), 20. Obtido de https://jefvj.emnuvens.com.br/jefvj/article/view/549